Estudantes de turismo do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo, CEDESP - Jaçanã, tiveram a oportunidade de se hospedar junto com as famílias que vivem no Quilombo São José.
Durante os dois dias da visita os moradores da comunidade ofereceram rodas de conversa, brincadeiras, apresentações, oficinas e também passeios guiados pela região.
A primeira edição do projeto recebeu investimento da Obra Social São Benedito, uma organização de assistência social e educação infantil situada também no bairro Jaçanã, região norte da capital paulista.
A ideia veio dos sonhos de Dom Nelson da Costa Pedro, comandante da Caravana Arco-Íris.
Dom é paulistano e quilombola de coração. Ele tem 66 anos de idade e 40 de estrada. Em 2006, durante o projeto Cultura Viva, conheceu o Quilombo São José. Dom viveu dez anos por lá, onde começou uma nova família e construiu amizades que o ajudaram a redescobrir as raízes de sua ancestralidade africana.
A gratidão pelos anos de convivência no Quilombo e a chance de valorizar a essência africana no panorama histórico do Brasil são suas principais motivações para realizar este projeto.
A Caravana Arco-Íris viaja pelas estradas da América Latina com o objetivo de apoiar a história regional, a arte e a sustentabilidade de comunidades tradicionais.
A organização atua no Brasil desde 2005 como um ponto de cultura itinerante e dá continuidade ao trabalho que começou no México em 1996.
Para + informações, ligue para Dom Nelson (11) 983-363-428